5 Dicas: Estilo escandinavo na prática

     

        O estilo escandinavo de decoração está na moda, com sua elegância e simplicidade, vem criando e concretizando muitas tendências para a decoração de ambientes pequenos, cada vez mais comuns nos dias de hoje. Na internet encontramos infinitos modelos de decorações estilo capa de revista mas que na realidade não são muito práticos em nosso dia-a-dia. E pensando nisso, trago nesse artigo 5 dicas infalíveis para que você consiga usufruir do melhor desse estilo na prática.        


Dica n°1: Cores claras e laváveis para as paredes!


    Em busca da melhor utilização da luz natural diurna nos países nórdicos, o design escandinavo traz consigo a utilização de tons de branco nas paredes de todos os cômodos. Ótima opção para imóveis pequenos e alugados pois garantem maior dispersão da luz diurna, transmitem a sensação de que os cômodos são maiores, e geralmente é a cor padrão de imóveis disponíveis para aluguel.

Contras:
   Se você tem crianças em casa, paredes brancas podem não ser a melhor opção. Uma alternativa é apostar em outros tons claros e neutros nas paredes. Veja alguns exemplos.
     
       Nesse caso, sendo branco ou não, opte também pela utilização de tintas laváveis. Elas geralmente são um pouco mais caras que as tradicionais mas você irá economizar em manutenção e limpeza. Vai que um dos seus filhos resolve dar uma de picasso em uma de suas paredes, nunca se sabe.

Dica n°2: Defina uma paleta de cores e tonalidades!


      O próximo passo é montar uma paleta de cores e tonalidades. Leve em consideração o tom escolhido para as paredes. Deixo aqui alguns exemplos para te auxiliar a montar a sua. Farei um artigo em breve para te ensinar a montar do zero uma paleta de cores.


Dica n°3: Faça uma limpa nas suas coisas!



   A simplicidade e a elegância andam juntas nesse estilo. Então livre-se de todas as tranqueiras inúteis da sua casa. Objetos de decoração em excesso só desvalorizam o ambiente e acumulam poeira. Separe os que permanecerão nos cômodos e o restante doe, venda, ou troque. O site OLX é uma boa opção para isso.

Contras:
    Cômodos pequenos normalmente exigem níveis mais elevados de organização para transmitirem harmonia e leveza na decoração. Você provavelmente terá que investir um pouco mais em organizadores. Para a criançada, reserve um local da casa em que elas possam se espalhar, contanto que mantenham o restante dos cômodos sem bagunça.


Dica n°4: Móveis minimalistas e práticos!


     Seguindo o mesmo conceito, móveis de formatos simples e  de preferência monocromáticos são a melhor opção para se manter a simplicidade e a elegância. Na dúvida, opte por tons claros como branco, pastel, e mescle com tons de madeiras claras. Mas não esqueça de investir primeiramente nos móveis essenciais de uma residência, nada de sair comprando sem antes ter em mente a real necessidade e utilidade dele no cômodo em questão.

Contras:
   Cômodos pequenos dão mais trabalho pois exigem praticidade. A solução é sobrepor o fator praticidade na escolha de todos os móveis que for investir. Em quartos pequenos opte por camas box do tipo baú, por exemplo. Você ganha espaço nas laterais, pois o box normalmente é menor que uma cama convencional, e ganha todo o espaço de baixo e  de dentro da cama em armazenamento.

    Sofás e colchas de cores claras com crianças em casa, esqueça! Opte pelas cores mais escuras de sua paleta de cores e equilibre com tons claros no restante da mobília do cômodo para que o ambiente não fique pesado.


Dica n°5: Aposte no Design do que você já tem em casa! 


     Existem uma infinidade de lojas especializadas em design de interiores no mercado. Se você tem condições financeiras, invista em um ou outro objeto ou até em alguma mobília que transmita personalidade ao cômodo. 
     Se esse não for o seu caso. A comunidade do faça você mesmo (DIY) já provou ao mundo que não é preciso investir muito para se ter um ambiente bem decorado. Reforme, personalize o que você já tem em casa. Reaproveite! Uma nova pinturinha aqui, um estofamento novo ali, um abajur reformado que vai para outro lugarzinho da casa. Assim você economiza em compra de novos objetos e mobília e dá um up no que já é seu.

      Para te inspirar a pôr a mão na massa, vou deixar aqui a pasta do Pinterest do blog repleto de modelos de decoração escandinava com as mais variadas paletas de cores. Use e abuse, ela foi feita para você ;D
       Se precisar de ajuda, se tiver dúvidas ou novidades para compartilhar, fique a vontade para expô-las aqui nos comentários, as vezes a sua dúvida é a mesma de outra leitora. De qualquer forma será um prazer respondê-la.

Beijos e boa reforma!

CONVERSATION

23 comentários:

  1. Acho lindo esse estilo escandinavo, o ambiente fica mais aconchegante, elegante, gosto muito de paredes com tons claros, gostei muito das suas dicas, esse é um estilo que me agrada muito, suas dicas vão ajudar muito pra quem quer usar esse estilo que é maravilhoso, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca tinha visto,um post trazendo esse estilo para a realidade de uma parte da sociedade e ideias para adeptar adorei!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Ambientes lindos. Adoro esses tons. parabéns e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a escolha das fotos! Com certeza essa tendência deixa o ambiente mais agradável e bonito. Gostei bastante de tudo. Beijos e boa sorte com o blog. (:

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha a minha filha deu uma de Picasso minha parede ta toda preta de giz 😭😭😭 bom saber irei fazer umas reformas aqui já sei o que usar obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Uau, achei tudo o máximo! Adoro decoração de casa e tal e com certeza seguiria uma linha dessa, nem sabia que tinha esse estilo escandinavo, mas amei! Claro, tudo bem rosinha rsrsr abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  7. demais,adoro tons claros deixa tudo clean amei as dicas tudoem alta

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Eu vivo viajando para Dinamarca e já tinha observado que os tons neutros são unanimidade por lá, uma empresa que vale a pena conhecer pela qualidade do design é a BO Concept, eles tem mobiliários incríveis, e são referência no mundo todo.

    ResponderExcluir
  10. Amei as suas dicas!!!! E amo cores neutras para aproveitar depois...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas e concordo muito, as cores são muito importantes para deixar o ambiente aconchegante e moderno. E preciso me livrar de umas coisas, vou fazer isso msm!
    Beiijooos

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas!!!!! Me amarro em decoração, Ainda mais com cores neutras. Adoro pesquisar paletas de cores, são sempre mais fáceis de combinar. Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Adoro ambientes assim, são lindos, super clean, e dão uma aparência leve na casa. Quero muito decorar minha casinha desse jeito, amei! Fica muito mais aconchegante.

    ResponderExcluir
  14. Minha nossaaa! Esse post caiu como luva pra mim. Vou começar uma reforma na decoração da minha casa e ela é pequenina, as suas dicas vão me ajudar muito. Vou salvar o post para me ajudar nas inspirações <3

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Amei todas as dicas. Principalmente sobre a cor branca (realmente parece q ilumina a casa, mas em caso de criança é melhor desistir da cor branca em si kkkk) e os móveis práticos, com miltifuncoes haha.
    Super amei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essas dicas e esses espaços ficaram muito elegante com este estilo de decoração. Parabéns ��

    ResponderExcluir
  17. Adorei as fotos e dicas! Acho que tudo nesse estilo clean fica mais bonito e prático, além de moderno e também antenado com as tendências.

    ResponderExcluir
  18. Não sabia como era esse estilo só sabia que gostava muito hahaha. Mas agora já entendi tô nessa vibe de cores assim! Acho lindo perfeito e clean :) Adorei

    ResponderExcluir
  19. Adorei, já estou te seguindo no pinterest também! ♥

    ResponderExcluir
  20. Cyn! Finalmente pude vir até aqui para comentar rsrs... Que amiga eu seria se não viesse conferir seu trabalho. Adoro o estilo escandinavo, para algumas pessoas pode parecer estranho, mas em toda as suas cores "frias" enxergo um toque de conforto, além de tornar o ambiente agradável visualmente... Mas, sou suspeita para falar, pois adoro uma parede branca/cinza claro com quadros de moldura preta. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas e principalmente a paleta de cores <3
    Clean bem do jeitinho que eu gosto. Amei seu blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. é difícil encontrar blogs que trate desse estilo tão bem. Eu amo, mas ainda não sou adepta.
    Parabéns pelo post.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  23. Eu sou apaixonada por decoração, e o estilo escandinavo é um dos que mais amo. É muito lindo e muito elegante.

    Um super beijo!
    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir

Dicas e truques para você viver melhor!
Organização* Decoração* DIY* Artesanato*Tutoriais

Instagram

Follow Us