Tutorial - Triagem de roupas.

      Antes de organizar um guarda-roupa, o ideal é sempre começar pelo processo de triagem das roupas, pois nenhum guarda-roupa é igual ao outro. Não posso simplesmente falar para você organizar assim ou assado o seu guarda-roupa porque o modo como eu organizo as minhas roupas pode não ser a melhor maneira para você organizar o seu.

        Cada tipo de roupa pede um modo de organização e é a partir da triagem que você vai conhecer que tipo de roupa você usa, e assim, a melhor maneira de organizá-las. Essa fase é importante para que você conheça bem o seu estilo. E é uma ótima oportunidade para ganhar mais espaço para roupas novas e dar um "up no visu" hehehe.

         As etapas que vou lhe passar não precisam ser feitas no mesmo momento, pois são um tanto exaustivas dependendo do estado do seu guarda-roupa. O ideal é que você reserve uns minutinhos por dia, ou por semana, e vá organizando com calma para que a organização se adapte ao seu dia-a-dia. Então, chega de papo e vamos logo ao passo-a-passo.


Passo 1: Separe por Estação. (ex: Inverno - Verão)


       Uma boa organização para lugares com grande diferença de temperatura entre as estações do ano é manter á vista as roupas da estação vigente, e as outras, ensacadas e guardadas, fora de alcance dos olhos. Dessa forma você só vê o que realmente está usando, abre mais espaço no guarda-roupa e ele fica mais suave aos olhos. Se esse for o seu caso comece por aí. 

Passo 2: Separe por Tipo de Uso. (ex: trabalho, escola, academia, pijamas)


      Comece separando aquelas peças que você usa sempre, as peças de sua rotina. Aquelas que geralmente você usa para a ir à escola, ao trabalho, à academia, e até mesmo para ir dormir. Depois separe aquelas destinadas a ocasiões específicas como praias, jantares, festas, formaturas, mas lembrando que você só deve separar as que você realmente usa! Nada de pegar aquele vestido verde esmeralda que está guardado por milênios no seu armário só porque é de festa e você acha glamouroso, mas que nunca usou hein. Faça isso na pilha de inverno e na pilha de verão, se for o seu caso.

Passo 3: Separe por Frequência de Uso. (ex: sempre, ás vezes, nunca)


       A essa altura você já percebe qual é o seu perfil para roupas. Se utiliza mais roupas casuais, esportivas, de tecido fino, ou aquelas engomadinhas. O ideal é que você sempre tenha um pouco de cada tipo de roupa, pois assim estará sempre pronto pra qualquer ocasião. Mesmo assim, sempre vai ter aquele tipo de roupa que aparece em maior quantidade no seu armário, esse é seu estilo atual :D 

Passo 4: Separe o que Vai Embora. 


         Agora que você tem uma boa noção do que realmente usa vem a fase de desapego. Sim, é hora de se livrar daquelas peças que sobraram ao longo dos passo. Aquelas que você não usa mais, ou que nunca usou, seja porque você engordou um pouquinho ou porque comprou por impulso em um super desconto (faço muito isso T.T). Se estiverem em boas condições você pode optar por doá-las, trocá-las ou até vendê-las em brechós.

E voalá, agora você já fez a parte mais difícil da organização!

No próximo post da série ORGANIZE vou te mostrar as melhores maneiras para organizar tudo isso no espaço do seu guarda-roupa!



CONVERSATION

4 comentários:

  1. Gostei das dicas! Eu separo as minhas sempre por estações e um só pra roupa de academia. Acho bem prático, mas acaba bagunçando as vezes porque sempre alguém pega uma peça de roupa ou guarda no lugar errado ):

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Que bom que gostou!

      Se utiliza gavetas para separar as peças da academia, tenta identificar a gaveta com uma etiqueta ou algo similar, assim, quem for mexer vai saber onde guardar e não vai ter mais desculpas pra bagunçar! Funcionou comigo quando ainda dividia quarto com minha irmã mais nova;D

      Fica a dica.

      Bjo!

      Excluir
  2. Adorei mas como disse no outro post não sou dessas menininhas de ficar separando e organizando mas adorei miga. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa dica me define preciso por em pratica sou muito desorganizada,obg

    ResponderExcluir

Dicas e truques para você viver melhor!
Organização* Decoração* DIY* Artesanato*Tutoriais

Instagram

Follow Us